quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Risoto de terça-feira gorda

Terça-feira gorda, dia de almoço gordo. O sentido da terça-feira gorda, no original, era exagerar justamente para compensar as privações da Quaresma - período que vai da quarta de cinzas até a Páscoa.

Tradição é tradição, e o almoço aqui em casa não foi exatamente light. Foi feito meio no improviso, mas ficou uma delícia e divido aqui com vocês. Risoto é meio no olho, e essa quantidade que usei deu bem para mim e para o Leandro, e ainda sobrou. Alimenta bem dois homens, por exemplo.



Risoto de linguiça e tomate
- 1 xícara de arroz próprio para risoto (usei arbóreo)
- 100g de linguiça calabresa
- 1 tomate cortado em cubos pequenos
- 1/2 cebola ralada
- 1 colher de sopa de azeite
- 100ml de vinho branco 
- 25g de parmesão ralado
- 1 litro de caldo de carne caseiro (faço assim: deixo ferver por 40 minutos, em 1,2l de água, mais ou menos, uma cenoura, um tomate, uma cebola, alho, ervas e um pedaço de músculo). Mas dá para usar o caldo pronto também.

Deixo o caldo de carne ferver, até ficar bem quente. Enquanto isso, refogo a cebola no azeite (normalmente eu uso manteiga no risoto, mas ontem deu vontade de usar azeite). Juntei a linguiça até fritar, e depois o tomate para murchar. Aí coloquei o arroz na panela mexendo bastante, até todos os grãos estarem bem envolvidos pela mistura.
Joguei o vinho na panela e, mexendo sempre, deixei o líquido secar. Em seguida, juntei uma concha do caldo e deixei secar, sem parar de mexer. O arroz vai cozinhando assim, aos poucos, concha por concha do caldo. Com o arroz cozido (só dá para saber provando!), juntei o parmesão, coloquei uma pitada de sal, pimenta do reino e mexi bem. Só servir! :)

4 comentários:

  1. Aiiii que delicia, acheimseu blog muitooooo fofo e já estou te seguindo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você sabe, eu amo risotos e esse ficou lindo!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, deu uma vontade de comer risoto!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer! Uhhhhuuulll!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...