sexta-feira, 25 de maio de 2012

Nós em Paris - parte II: O Louvre, a Notre Dame e muitas fotos!

Chegamos em Paris à noite, com tempo apenas para jantar (e foi mara, depois eu falo sobre os restaurantes que gostamos). No dia seguinte, o tempo amanheceu feio e meio chuvoso, então pensei: "Bora pro Louvre? Lá é fechado, quentinho e não importa se chover".

Tava muito frio, vento e com cara de chuva

Chegamos lá bem cedo e as filas, que contam ser sempre enormes, estavam bem pequenas. Nós entramos direto e nem pegamos essa filinha porque compramos o Museum Pass, que eu achei o máximo - dava para furar fila em vários lugares e ainda economizamos bastante.
Apesar da aparente tranquilidade, o museu já estava bem cheio. Em alguns setores (tipo o de antiguidades orientais), não vimos alma viva, mas foi só andar pro lado da Vênus de Milo e da Monalisa que milhões de pessoas apareceram.

Indo para o lado da Monalisa


Andamos muito pelo museu, mas não posso dizer que vi tudo-tudo que tinha por lá, até porque tinha uma ala fechada, em reforma. Mas andamos bastante, vimos as principais obras e os setores que nos interessavam mais. E fiquei impressionada também com o prédio, que já foi um palácio, então tem uma arquitetura bela e interessante.



Saímos de lá no meio da tarde com o tempo bem melhor, céu azul e doidos para almoçar. Comemos num bistrô pertinho e rumamos para Île de la Cité, que é onde a cidade nasceu e onde fica a Notre Dame. Passeamos e chegamos lá na igreja - linda, enorme, impressionante e com entrada grátis (uma raridade por onde passamos!). É uma igreja realmente majestosa. Eu sempre fico pensando como eles conseguiam construir uma coisa tão grande há mais de 700 anos. Lá dentro, você pode entrar numa ala reservada (tem entrada, acho que 4 euros) onde estão expostos supostas relíquias da Paixão de Cristo - se não me engano a Coroa de Espinhos e um fragmento da cruz. Nós não entramos, não.






O Museum Pass dava direito ao tour pelas torres da Notre Dame e nós queríamos muito ir. A fila era grande (nesse caso não dava para furar fila, blé), mas encaramos uns 40 minutos esperando. Chegando a hora de subir, achei que fosse morrer: são quase 15 andares numa escada apertadinha, em espiral, que me deixou ofegante e tonta toda vida #precisovoltarpraacademia.

Do alto da Notre Dame



A vista lá de cima é linda e nos impressionou - foi a primeira vez que vimos Paris do alto! Lembramos de poucos amigos que subiram até lá (por quê será?!) e, como é possível ver a cidade do alto de tantos outros lugares, ficamos pensando se e para quem recomendaríamos este passeio tão cansativo - talvez para amigos em excelente forma física e para aqueles que já foram muitas vezes à cidade. Acho que talvez o preço físico que eu paguei - dois dias com dores nos pés e nas costas e um cansaço bizarro! - não valha a pena para todos.

No primeiro dia, ainda passeamos pela Ilê de La Cite, visitamos a Saint Chapelle - pequena, mas com vitrais estonteantes (já disse que amo vitrais?), está no meio de uma grande reforma e é difícil apreciar os detalhes - e a Conciergerie, que já foi um palácio e foi onde Maria Antonieta ficou presa antes de ir para a guilhotina (não tem muito para ver, mas Leandro amou!).

Saint Chapelle: linda!

Conciergerie

Nos próximos posts: a Torre Eiffel! E o Museum Pass, que valeu bastante a pena.

6 comentários:

  1. Nossa, tava vazio em frente a Notre Dame! E achei que já fosse estar mais quente...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que esse ano o frio persistiu por mais tempo. Pegamos 8º graus em média, dizem que a média em maio é bem mais quente. Pior foi que saímos do Rio com previsão de 15º em Barcelona e Lisboa. Quando chegamos lá, tava 35º!! Levamos só roupas mais quentinhas... Leandro precisou comprar uma bermuda, hehehe

      Bjs

      Excluir
  2. è tão cansativo assim? Sabe que não me lembro mais... lembro que eram mts, mts degraus, mas não lembro de ficar com dores depois (e eu sou/era hiper sedentária). Eu mei subir, ROmulo sonhava ver as gárgulas e a gente ficou tirando foto escrotinha imitando o Quasímodo hehehe
    Se bem que acho que era bem estreito e fiquei meio claustrofóbica. Aff, tô lembrando, era isso mesmo.

    O Louvre é meu lugar preferido do mundo ever! Fomos muitas vezes lá pra percorrer tds as alas (ver todas as peças, uma a uma é impossível, ne).Mas andamos por todas as alas. Tem umas realmente que ficam bem vazias. As das américas estavam assim qd fomos.

    A gente entrou nessa parte da notre Dame, paga, é isso mesmo, é lasca da cruz e a coroa de espinhos (aham, aquelas relíquias da idade média, né) rsrs

    bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackie, também fiquei claustrofóbica na escada. Eu fui logo no primeiro dia, já tava com uma bolha nos pés, voltei com quatro. Me ferrei ehehehe

      Bjs

      Excluir
  3. Não fui à Conciergerie, vi as suas fotos e lamentei. Deu vontade agora, poxa...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, lendo seus posts, estou relembrando minha viagem, que foi em 2008. Eu não subi a torre de Notre Dame, porque que eu me lembre já estava fechada, quando chegamos, mas assistimos a missa, que foi interessante. Sobre o museu, eu gostei muito do Louvre, mas me encantei mesmo pelo Orsay. Além do museu ser num lugar fantástico, as obras são as minhas prediletas. Me arrependi de não ter ido no museu do Rodin. Mas nada é igual a Versailles. Apesar de ter pego um dos dias mais frios da viagem e passar muito mal por conta de um queijo ruim que comi no dia anterior, eu aproveitei muito o imenso jardim! Valeu muito a pena. To curtindo as fotos! Mas quero ver o album depois! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...