segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mousse de doce de leite

E tivemos outro encontro de amigos aqui em casa - o que tem sido a única oportunidade em que eu tenho cozinhado algo minimamente criativo!

Depois do espetinho caprese para não sair da dieta nas festinhas, cá venho eu com uma receita "daquelas", que dão mais peso na consciência que na pança. A sobremesa da vez foi mousse de doce de leite. Nada light, eu sei, mas que graça tem a vida sem um doce escandalosamente calórico uma vez ou outra?!

Mousse de doce de leite
- 400g de doce de leite
- 1 lata de creme de leite
- 4 claras em neve
- 150g de amêndoas grosseiramente quebradas

Misture o doce de leite com o creme de leite, depois as claras batidas em neve e em seguida as amêndoas. Molezinha né? Aí é só colocar em tacinhas de sobremesa e levar para gelar por duas horas!

Uma sobremesa reconfortante e geladinha que vale cada caloria!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Espetinhos caprese para receber os amigos sem sair da dieta

Outro dia a Danee puxou o assunto no Facebook: como é difícil preparar petiscos light para receber os amigos em casa! Dei a ela esta ideia que é sucesso total aqui em casa: espetinhos caprese! Moleza: mussarela de búfala, tomatinhos sweet grape e manjericão recém-saído da hortinha. Para dar mais sabor, temperei as bolinhas de mussarela de búfala (devidamente cortadas em quatro) com ervas finas, azeite e um pouquinho de sal. Bom, bonito, barato, rápido e leve!





sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mais um cardápio semanal

Tenho ficado em dívida com o cardápio semanal.
E sabem o motivo?
Andei tão enrolada que mal cozinhei.
Passamos semanas filando comida na sogra, na mãe ou jantando na rua. Mas agora estou voltando aos eixos - e aí vai uma ideia do próximo cardápio semanal. Tentei me manter light, mas sem exageros. Como sempre, tem arroz e feijão congelados pro Leandro - mas alguns dias faço um arrozinho diferente, com legumes por exemplo, pra variar. E também alterno os tipos de arroz: sete grãos, integral e o comum.


Algumas receitas já apareceram por aqui (como o hambúrguer caseiro e a panqueca integral), mas vou colocando as outras aos pouquinhos. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vai gordinha: Ganache de chocolate bicolor com morango

Então que um dia desses os amigos foram lá em casa e eu queria fazer uma sobremesa diferente e rápida. Daí "inventei" de misturar ganache de chocolates preto e branco com morangos que já estavam na geladeira. O único inconveniente é que não é um doce que dure muito na geladeira, justamente pelos morangos serem frutas muito perecíveis. É daquele tipo que a gente tem de comer no mesmo dia, sabem?

Esqueci de tirar foto do doce pronto
Ganache de chocolate bicolor com morangos
(para seis porções grandes)

  • 12 morangos médios lavados e picados (deixe secar!)
  • 1 barra de chocolate meio amargo
  • 1/3 de barra de chocolate ao leite
  • 1 barra de chocolate branco
  • 2 caixinhas de creme de leite


Derreta o chocolate preto (meio amargo e ao leite) no microondas ou banho-maria. Acrescente uma caixinha de creme de leite aquecido no microondas e misture até ficar homogêneo. Repita o processo com o chocolate branco: derreta a barra e misture o creme de leite aquecido. Deixe esfriar, mas fique de olho para não endurecer. Se ficar muito dura, coloque um pouquinho de leite aquecido para a textura ficar mais cremosa e aveludada.

Para a montagem: despeje a ganache chocolate preto até metade da tigela escolhida. Preencha com moranguinhos cortados e cubra com a ganache de chocolate branco. Leve à geladeira por uma hora antes de servir!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vai gordinha: Risoto de brie e parma

Olá meu bloguinho abandonado!
O ritmo no trabalho anda frenético, com vários eventos rolando em setembro, e os fins de semana têm sido bem agitados. Então o blog ficou em segundo plano - até porque tenho negligenciado os cuidados com a casa e até sem tempo para cozinhar...

Mas cá estou eu!

Há semanas o Leandro vinha me pedindo para fazer risoto, um daqueles bem gordos e deliciosos. Eu vinha enrolando, mas ontem resolvi agradar o maridón e fazer um jantar especial para nós dois.
Fiz a receita meio de olho, no improviso, e ficou uma delícia!


Risoto de parma e brie


  • 1 xícara de arroz arbóreo 
  • 1 colher de sopa de manteiga ou azeite
  • 1/2 cebola ralada
  • 80g de queijo brie picadinho
  • 80g de presunto de parma picadinho
  • 1 litro de caldo de galinha ou legumes
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • Parmesão a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Primeiro, refogue a cebola ralada no azeite ou manteiga. Acrescente o arroz e misture bem. Jogue o vinho na panela e deixe o arroz absorver, quando tiver secado é hora de ir colocando o caldo, concha por concha. Sempre coloque uma concha e deixe reduzir - quando tiver absorvido quase tudo, é hora de colocar mais uma concha, até o arroz ficar macio, "al dente". Eu usei seis conchas de caldo e demorou 15 minutos.
Quando o arroz estiver cozido, acrescente o queijo brie e deixe derreter. Vai ficar bem cremoso. Daí é só colocar o parma, mexer bem. Prove, acrescente pimenta do reino e sal a gosto se necessário e sirva com parmesão ralado na hora.

E agora bora correr pra gastar todas essas calorias...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...