segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Projeto marmita

E hoje completo mais uma tarefa da minha lista de 101 coisas em 1001 dias:

100.  Levar marmita para o trabalho todos os dias por um mês inteiro

Conto logo que mudei de ideia no meio do processo e me impus trazer marmita apenas quatro vezes por semana. Assim me sobrava um dia para comer fora e fazer social com os colegas de trabalho, o que é importante. Mesmo assim, considero o desafio cumprido, pois está dentro das regras que eu estabeleci pra mim mesma.

Bom, me organizei pra preparar boa parte da comida no domingo. Perco umas três horinhas nesse processo, mas ganho bastante durante a semana. Assim, a variedade de comida é menor, infelizmente, mas ganho na praticidade e durante a semana só vou repondo o que acabou - lavo mais salada, cozinho batata doce, troco o tipo de carne ou refogo uma verdura diferente. Costumo grelhar o frango ou o peixe junto com o jantar da véspera ou mesmo de manhã.

Além de ajudar MUITO a minha dieta, o ganho financeiro tem sido excelente. Antes Leandro e eu gastávamos uma média de 25 a 30 reais comendo fora diariamente, CADA UM! Pelas últimas semanas, estimo que com 70 a 80 reais, eu faça comida para nós dois almoçarmos e jantarmos de 2a a 6a feira (e às vezes sobram ingredientes pra congelar e usar na semana seguinte. Ou seja, uma média de 8 reais por refeição!).
O vale-refeição que ganhamos da empresa passou a ser utilizado no hortifruti, que o aceita. Ou seja, passamos a ter um incremento de quase R$ 1000 na nossa renda e tem sobrado um dinheirinho, mesmo comendo fora eventualmente e nos fins de semana. Uma beleza né? Por isso eu digo: vale muito a pena aderir à marmita!

Confesso que minha comida ainda não é das mais criativas, e isso por dois motivos - o primeiro é que minha dieta está realmente restritiva (sem glúten, sem lactose, sem açúcar, sem industrializados) e o segundo é que eu prefiro comidas mais simples. Comer 'limpo', sem farinhas (nem mesmo as sem glúten), aditivos e industrializados, me trouxe enormes benefícios: o trato intestinal melhorou, minha pele está mais bonita, cabelo cai menos e a barriga anda bem menos estufada.

Abaixo, alguns exemplos das marmitas. Calhou de não ter nenhuma com peixe, mas tenho costumado levar linguado grelhado, porque esquenta bem no microondas. 


Salada verde, purê de couve-flor, grão de bico com cenoura, carne moída com abobrinha 


Saladinha, frango acebolado, legumes ao molho de tomate e lentilha com cenoura (deu errado como contei no Instagram: ficou grudenta, mas gostosa)

Macarrão sem glúten, legumes no molho de tomate (gosto muito de fazer isso!), brócolis, espinafre, couve mineira, frango grelhado e salada verde
Couve mineira, ratatouille, brócolis no vapor, quinoa e frango desfiado com cenoura
Salada verde, frango grelhado, cenoura, vagem, purê de batata doce e maçaroca de abobrinha e linhaça

3 comentários:

  1. Eu sempre levei marmita pelo financeiro, mas de dois anos pra cá levei mais pelo saudável. Morria de medo de passar mal com comida na rua dps da ziquizira com meu fígado.
    Qnd vemos a ecomonia e higiene (pois sabemos como são feitos) não queremos outra coisa..

    Comer fora existe? Sim, mas fica praqueles dias que não dá mesmo pra preparar comida na véspera.

    bjs
    www.blogdapriscilla.com

    ResponderExcluir
  2. Arrasou na marmita!! Eu sempre goste.. Por tudo, economia e saude...
    O bom do projeto 101 coisas é que coisas q pronetemos fazer por um determinado tempo depois vira habito ;)

    ResponderExcluir
  3. Uma das primeiras mudanças que tive com a RA foi justamente a marmita. No meu caso, só tenho a opção de comida que meu trabalho oferece - não tenho restaurantes em torno. Ou levava ou não comia direito. E com o tempo fui só aumentando o que eu levava na bolsa junto com a marmita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...