sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Acho que tem alguém me espionando!

Acho que o lavabo aqui de casa era o cômodo mais sem graça-bobo-feio-cara de melão. E como disse antes, difícil de fazer mudanças. Então apostamos em algumas gracinhas para arrancar risadas das visitas - e desviar o olhar dos detalhes feiosos!

Acho que tem alguém me espionando!

Adesivo holográfico que é meu xodó. 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Franguinho #Fail

Porque nem sempre dá tudo certinho na cozinha!

Estou de folga nesta semana entre o Natal e o Ano Novo e é claro que aproveitei para caprichar um pouco mais no jantar.
Segunda-feira eu quis fazer algo no forno. Acho tão bom fazer comida no forno, ela fica lá sendo preparada sem a gente ter de ficar mexendo/olhando o tempo todo. É ideal para aqueles dias em que a gente não está com muita paciência para as panelas. Então tinha uns peitinhos de frango na geladeira e quis fazê-los no forno. Procurei uma receita no querido livro da Dona Benta e achei um franguinho com molho de limão e azeite, bem simplinho. Mas não ficou gostoso! Fuén! A receita era para peito de frango com pele ou para sobrecoxas e o peito de frango ficou muito seco e meio "duro", apesar de saboroso. Bom, ainda pretendo tentar fazê-lo com sobrecoxa ou coxa ou mesmo peito de frango com a pele. E fica a dica aí para quem quiser tentar.


Frango assado com limão
- 1 frango cortado em pedaços (ou 4 sobrecoxas com pele)
- 4 dentes de alho
- 2 raminhos de alecrim
- 1/4 de xícara de chá de suco de limão
- 1/4 de xicara de chá de azeite
- 2 colheres de sopa de vinho branco seco
- Sal e pimenta do reino e gosto.

Tempere os peitos de frango com o sal e a pimenta e deixe descansar na geladeira. Em uma tigelinha, misture o azeite, limão, alho, vinho e as folhas de alecrim. Misture bem e regue os peitos de frango. Coloque tudo em uma assadeira e leve a fogo médio até ficar dourado. 

Eu servi com arroz com cubinhos de cenoura e saladinha verde.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Desperdício de alimentos

Este é um tema que eu vinha pensando em falar aqui há tempos. Na minha rotina de recém-casada, uma das coisas que mais tenho sentido dificuldade é descobrir quanto comprar de cada alimento. A lógica que funcionava na casa dos meus pais - nq qual comiam quatro pessoas, além de amigos dos filhos que almoçavam eventualmente, empregada doméstica, etc - é bem distinta da realidade da gente: um casal jovem, que apenas toma café e janta em casa e ainda fila bóia na casa dos pais/sogros de vez em quando.

Daí, hoje, vendo o "Bom Dia Brasil", uma matéria me chamou a atenção. A maior parte das famílias compra comida demais - desperdício de alimentos, é claro, e de dinheiro também! Inclusive há planos da indústria de fazer embalagens em tamanhos diferentes para se adequar às necessidades de cada família.


Lá em casa, pão de forma costuma estragar. Um pacote é muito grande para nós dois. Então procuro comprar pães com menor quantidade, o que nem sempre está disponível nos mercados. Leite também. Tudo que é bastante perecível e vem em pacotes fechados é uma dificuldade pra gente!

Também tenho sentido que frios (queijo, peito de peru, etc) têm sobrado. A gente costuma comprar 150g, e está sendo demais! Mas acredito que é uma questão de adaptação, de perceber qual a quantidade que é suficiente para nós dois (porque às vezes algumas coisas faltam).
Na hora de cozinhar, também tive de mudar meus hábitos. Se antes fazia 'uma medida' de arroz (um copinho que a gente sempre usava na casa dos meus pais), agora percebi que 100g são mais que suficientes para Leandro e eu.
E vocês, passaram por isso? Como se adaptaram?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Brigadeiros de ovomaltine e amêndoas

Pelos amigos que tenho, sabia que sábado ia ser dia de muitas bebidinhas alegres e bebedeira pede um docinho, né! Então caprichei nos brigadeiros. É bem simples variar do básico.



Brigadeiro de amêndoas

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 250g de amêndoas moídas no processador (usei amêndoas em lâminas que já tinha em casa, então o doce ficou clarinho)
  • 100g de amêndoas moídas no processador para enrolar o doce e amêndoas cortadas na metade para decorar. 

Derreta a manteiga em uma panela. Coloque o leite condensado e as amêndoas e mexa bem em fogo baixo. O ponto é igual aquele do brigadeiro comum: quando o doce começar a descolar do fundo da panela, é hora de tirar do fogo. Deixe esfriar e enrole com as mãos untadas. Eu passei numa farofinha de amêndoas e usei metade para decorar. 


Brigadeiro de ovomaltine


  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de ovomaltine
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó
O procedimento é o mesmo do brigadeiro de amêndoas. Eu não enrolei, coloquei em potinhos. Minha dica é: não tente enrolar com ovomaltine pois não dá certo, o pó endurece muito rápido. Eu coloquei um pouco de ovomaltine para decorar por cima, e ele virou uma casquinha. Não ficou ruim, mas acho que seria melhor se eu tivesse colocado na hora. 



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Recebendo amigos + receitinha de hamburguer caseiro

Sábado foi dia de receber amigos em casa (de novo!) e tudo que tenho a dizer é: se não tive problemas no prédio nesse dia, não vou ter mais. Foi uma noite com direito a risadas de doer a barriga, muitas bebidinhas alegres, comidinhas e papos. Delícia!

Amigas e apple martinis

De quitutes, resolvi testar uma receita de hamburguer caseiro e fiz umas versões mini que ficaram muito gostosas. Dá para fazer grandão também!

Antes de serem devorados. Nhami!
Hamburguer caseiro
  • 500g de carne moída (patinho, fraldinha, maminha ou até picanha. Se for possível, peça pro açougueiro moer duas vezes)
  • 1 ovo
  • 1 cebola ralada
  • 3 dentes de alho processados
  • farinha de rosca (não mais do que uma xícara de chá)
  • mostarda, sal, pimenta do reino, molho inglês e salsinha a gosto


Misture a carne moída com a cebola, o olho e o ovo. Ele que vai dar a liga. Aí você põe a farinha de rosca aos pouquinhos, pois ela deixa o hamburguer mais firme. O ponto é quando você faz uma bolinha e ela não gruda nem se desmancha na mão. Tempere com uma pitada de sal, pimenta do reino moída na hora, mostarda, molho inglês e salsinha a gosto. 
Aí é só grelhar numa churrasqueira elétrica ou mesmo na frigideira. Fica boooooom!

Fiz também bruschetas de parma com grana padano (Leandro e eu amamos muito!) e de sobremesa, brigadeiros de ovomaltine e de amêndoas. Qualquer dia desses eu compartilho essa receita com vocês!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ar condicionado split

Um dos investimentos mais caros que fizemos no apê foi a instalação do ar condicionado split. Foi caro até mesmo por ser algo que não poderemos levar conosco depois da mudança. Mas, ainda assim, achamos que valia a pena pagar por isso.


O motivo principal de optar pelo split é que o quarto não tem saída para ar convencional. Quando alugamos o apê, a janela do quarto tinha um buraco para o aparelho, mas era superbaixo, bem perto do chão. Ter um ar condicionado ali impossibilitaria a colocação de cortina na janela inteira; um pedacinho ia ter de ficar sem. E não era uma opção dormir com o quarto claro (lá em casa é MUITO claro!).

Dá pra ver a gambiarra tosca que fizeram para o ar condicionado?

Sendo assim, a primeira providência que tomamos foi fechar o buraco do ar condicionado trocando o vidro. Ficou bem bacana e conseguimos colocar a cortina do jeito que queríamos.

O ar condicionado split foi presente de casamento dos meus amigos da faculdade (thanks seus lindos!). Então fomos atrás da instalação. O aparelho é Samsung, por isso fomos até a autorizada ver quanto ficaria. A surpresa é que eles não furavam a parede (!!), queriam deixar com um monte de fios sobrando e passá-los pela janela. Aham, Claudia, senta lá.

Acabei fechando com um cara indicado por alguém no Twitter. O serviço ficou bacana, só que ele não fazia o acabamento. Aí tivemos de chamar o pintor para repintar aquela parede. Ai, quanta grana!

Ó que lindo que fica. #NOT


O mesmo cara instalou o ar de parede na sala. Lá já tinha um buraco para o aparelho mas era muito grande. Ele fez uma moldura com madeira e o pintor deu um jeitinho de ficar tudo branco.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O lavabo

Acho que o cômodo que mais nos deixou sem saber o que fazer foi o lavabo. Na verdade, é um banheirinho "social" (o apê tem suíte), com chuveiro, toilete e pia. Banheiro é aquilo: difícil fazer alterações que não sejam permanentes. Não dá pra pintar apenas, mudar móveis, dar uma cara nova sem gastar tanta grana. A pia, bem feiosa, não poderia ser trocada por questões financeiras. E faltava algum tipo de apoio para sabonete, toalhas extras para as visitas, papel higiênico. Adoramos um móvel da Tok Stok e chegamos a ganhá-lo de casamento, mas por causa da profundidade do cômodo, não coube. Nada que encontrávamos cabia embaixo da pia.



Daí resolvemos colocar uma pequena prateleira. Mas continuava o problema das toalhas.
Aí vimos na revista "Minha Casa" de dezembro a ideia de colocar pequenas cestas de vime embaixo da pia. Pronto! Problema resolvido com bem pouco dinheiro. As cestinhas foram compradas na Saara e custaram R$ 25.

E ainda faltava o espelho. Me apaixonei por um que vi na Tok Stok (sempre ela!) e comprei, meio no impulso. Deu um charme, né?





quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cantinho das maquiagens

Nem apenas de receitas e neuras com limpeza se faz a vida da gente!

Eu sou apaixonada por maquiagem há muitos anos. Confesso que ando preguiçosa no dia-a-dia, mas amo me maquiar para festas e eventos. Então precisava de um móvel para guardar minha pequena coleção.

Mandei fazer na Centauri Acrílico um organizador com uma gavetona e algumas divisórias na parte de cima. Guardo aí bases, primers, corretivos, lápis, pós, batons, paletas de sombras grandonas, cílios postiços... Por enquanto, estou guardando sombras individuais, rímel, glosses e delineadores nestas gavetinhas vagabundas de R$ 1,99. Eu usava várias dessas gavetinhas na casa da minha mãe, já que lá minhas makes ficavam dentro do armário. Os pincéis (sou a louca dos pincéis, tenho dezenas) ficam dentro da gaveta da cômoda, em organizadores.


Minhas makes estão na bancada do banheiro, que é grande, mas sei que este não é o local ideal. Tenho vontade de improvisar uma bancada no quarto, mas isso demanda grana e vai ficar pra daqui alguns meses :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...