domingo, 13 de janeiro de 2013

Projeto Vai Magrinha: Caponata de Berinjela


Nesta jornada rumo ao peso saudável, encontrar petiscos leves e saudáveis para sobreviver ao fim de semana fez-se essencial. E nisso eu encontrei uma alternativa (um pouco) light com a caponata de berinjela, um antepasto frio de berinjela com cebola, alho, tomate, pimentão e azeite - mas aí é só maneirar no azeite que, embora bastante saudável, tem muitas calorias (aproximadamente 100cal em uma colher de sopa).

Tem um zilhão de jeitos de fazer caponata, mas essa receita pra mim é uma das mais fáceis. Uma receita versátil: você pode trocar berinjela por abobrinha,  e além de um antepasto pode virar um delicioso molho para macarrão ou acompanhamento para carnes, se comido ainda quente.

Caponata de berinjela

- 1 berinjela cortada em tiras fininhas (0,5 cm de largura por 5cm aproximadamente);
- 1/2 xícara de azeitonas sem caroço;
- 2 pimentas dedo de moça sem os caroços picadinhas (opcional);
- 1/2 cebola picada em pedacinhos muito pequenos (ou ralada);
- 1 tomate pequeno cortado em cubos pequeninos;
- 1/2 xícara de pimentão vermelho em quadradinhos mínimos;
- 1 xícara de vinho branco seco ou vinagre branco;
- 2 dentes de alho picadinhos;
- Orégano ou ervas secas do seu gosto(opcional), sal e pimenta do reino a gosto;
- Azeite para regar

Doure o alho e a cebola em um pouquinho de azeite. Acrescente os pimentões, a berinjela, as azeitonas, o tomate, a pimenta dedo de moça e refogue. Deixe cozinhar até a berinjela ficar macia e aí regue com o vinagre, acrescente sal e pimenta do reino e espere cozinhar um pouco, até secar o líquido. É pra ficar úmido apenas, não uma sopa (a esta altura o pimentão precisa ter murchado um pouquinho - se não murchar, acrescente mais vinho). Se ficar muito ácido, acrescente uma pitada de açúcar. Em seguida, junte as ervas.

Quando estiver pronto, deixe esfriar, coloque num pote bem tampado e regue com azeite extra-virgem - eu coloco pouco por questões calóricas, mas pra quem não tem restrições pode usar bastante (se cobrir a caponata de azeite, ela vai durar mais tempo na geladeira, e quanto mais tempo na geladeira, mais apurado o gostinho vai ficar).

Um comentário:

  1. Amoooo caponata! às vezes faço aqui em casa, mas dá um trabalho cortar berinjela, mas a minha eu coloca berinjela no sal por umas duas horas!
    beijocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...